domingo, 10 de janeiro de 2010

Experiência Profissional

2000 - 2003

  • Instrutora de Aeróbica, Step, Localizada e Hidroginástica
  • Instrutora de Natação para crianças e adultos
  • Instrutora de Body Pump, Body Combat, Body Jam e Body Step

Iníciei o meu percurso profissional quando frequentava o FCDEF ( actualmente FDUP) , após concluir o Curso de Fitness e Actividades de Grupo, no CEFAD, com uma classificação final de 18 valores.


Com mais confiança, preparei um "currículum vitae" que enviei para todos os Ginásios e Health Clubs da cidade do Porto e arredores.


As oportunidades foram surgindo e o sucesso passou a depender de mim. Sabia que ou podia dar poucas aulas em muitos locais ou agarrar as melhores opções e garantir que na época seguinte me iriam oferecer um leque mais vasto de modalidades para leccionar.


Durante todo este período frequentei diversas Convenções de Fitness e vários Workshops relacionados com actividades de estúdio e piscina. Esporadicamente fui convidada para leccionar Master Classes de Aeróbica e Step em pequenas jornadas organizadas na cidade do Porto.


Ao longo destes 3 anos de muita dedicação, empenho e crescimento, fui adquirindo um estatuto prestigiado na Indústria do Fitness, enquanto instrutora, melhorando consideravelmente a minha comunicação e confirmando, uma vez mais, que me encontrava no caminho certo na busca de todos os meus objectivos profissionais.


www.boavistafc.pt, www.tetra.pt, www.maiaclub.com,www.gaiasportcenter.com,www.adjoanareis.eu

2003 - 2004

  • Coordenadora de actividades de grupo no Holmes Place Arrábida Shopping
  • Instrutora de Body Jam, Body Step, Pilates e Hidroginástica no Holmes Place Arrábida Shopping
De forma bastante formal, fui convidada a comparecer numa entrevista para emprego numa cadeia de Health Clubs chamada Holmes Place, ainda sem implantação no norte do País, mas já com alguma expressão na capital.

Depois de me dotar de toda a informação necessária, participei na fase de recrutamento, que se diferenciava da realidade da cidade do Porto pela imagem e profissionalismo e pelos parâmetros de avaliação de perfil e competências.

Após uma entrevista interactiva, que superou novamente as minhas expectativas, dentro de um espaço ainda em fase de construção, fui convidada a desempenhar a função de Studio Manager - Coordenadora de Actividades de Grupo para o novo Health Club a inaugurar na cidade de Vila Nova de Gaia.

Esta proposta obrigou-me a abdicar da conclusão no imediato da minha Licenciatura e de todos os laços criados em diversos Health Clubs. Sem receio, aceitei o convite proposto e durante 11 meses avaliei curriculos, recrutei e formei equipas, escolhi e encomendei material para os estúdios e piscina e ajudei uma equipa de aproximadamente 40 pessoas a inaugurar um clube de 3500 m2 no dia 1 Maio de 2003.

Assumi um novo projecto de trabalho, acreditei no mesmo e, com dedicação e empenho, dei o meu melhor para desenvolver e alcançar os resultados pretendidos.

Finalmente tinha encontrado uma empresa onde a cultura de trabalho assentava na lealdade, iniciativa e envolvimento pessoal de todos os colaboradores e que se distinguia no mercado pelas equipas de trabalho, altamente motivadas e comprometidas em prestar um serviço de excelência.

Durante este percurso inicial, tive o prazer de trabalhar directamente com Sofia Martinho (Directora de Clube), Miguel Jerónimo (Director de Ginásio) e Frankie Serrano (Director Regional de Fitness).


www.holmesplace.pt


2004 - 2007

  • Consultora comercial do Holmes Place Arrábida Shopping (Jan - Abr 04)
  • Directora do Holmes Place Arrábida Shopping

Tendo tomado conhecimento de que iriam ser abertos novos ginásios Holmes Place na cidade do Porto, agarrei mais uma oportunidade e abracei um novo desafio, assumindo a função de Consultora Comercial.

A função tinha como missão atingir os objectivos de vendas estabelecidos mensalmente, mantendo os mais elevados níveis de qualidade de serviço aos clientes.

Com um novo "dress code" e após uma semana de formação inicial comercial, aprendi o significado das palavras "appointments", "follow up" e "KPI`s" e tomei consciência de que as minhas crenças sobre o Desporto em geral e a prática da actividade fisica, em particular, não eram partilhadas pela maioria das pessoas.

Com bastante esforço pessoal implementei diversas estratégias comerciais, melhorei a qualidade da minha comunicação e mantive-me atenta às necessidades de todos os Clientes, com quem passei horas infindáveis.

Durante 4 meses julgo ter apresentado as Instalações, Serviços e Condições de Adesão a mais de 400 pessoas e ter ajudado pelo menos 120 pessoas a melhorar a sua qualidade de vida através da prática do Exercício Físico.

Concluída esta fase, fui convidada a desempenhar o papel de Directora do Holmes Place Arrábida Shopping, presumivelmente pelo reconhecimento das minhas capacidades de motivar, formar e desenvolver colaboradores, assim como pela perspicácia para a área financeira e comercial.

Como principais responsabilidades tinha:

  1. garantir aos sócios um serviço da mais alta qualidade
  2. recrutar colaboradores de excelência e garantir a sua formação inicial e contínua
  3. avaliar semestralmente o desempenho a todos os colaboradores
  4. orientar a equipa de vendas para assegurar o número de sócios desejado
  5. garantir a integridade da marca Holmes Place
  6. gerir todas as actividades do clube de acordo com as políticas e procedimentos internos
  7. atingir os objectivos financeiros desenvolvendo planos de gestão
  8. gerir eficientemente todas as despesas variáveis

Nesta época iniciou-se uma agradável e gratificante carreira, recheada de novas aprendizagens, conflitos emocionais e muita pressão inerente ao cargo.

Como sugestão de melhoria para o Grupo Holmes Place diria que para esta função particular deveria existir, o que não sucedeu, um planeamento de formação especifica e o apoio necessário para o desempenho da função com elevada qualidade.

Consciente da falta de humildade que tive neste período e dos conflitos emocionais provocados pelo nascimento dos meus 2 filhos, assumo com responsabilidade que deveria ter gerido melhor as minhas prioridades e procurado mais apoio dentro da própria organização.

Com o regresso ao trabalho, após 6 meses de licença por motivos de maternidade, foi-me lançado o desafio de ocupar o cargo de Directora do Holmes Place Constituição, no Porto, que então se confrontava com sérios problemas de gestão.


2007 - 2010

  • Directora Geral do Holmes Place Constituição

Iniciei o ano de 2007 já com 2 filhos e muita desilusão à mistura. Em Maio de 2007, após uma semana de formação e certificação em Coaching, preparei-me para uma nova etapa da minha vida, num ginásio situado no centro da cidade do Porto chamado Holmes Place Constituição.

Reformulei objectivos pessoais e profissionais e passei a ter como missão liderar e coordenar uma equipa jovem, com todo o meu "know-how" profissional, de modo a revitalizar um Clube até então desenquadrado das politicas internas do Grupo Holmes Place e, como referido, com graves problemas de gestão.

Fazendo um balanço destes últimos 7 anos na empresa onde actualmente ainda exerço funções, sinto me realizada profissionalmente, reconhecida interna e externamente, quer pelos pares quer pelos sócios.

Aos 33 anos pode ficar a sensação de uma ascensão profissional muito rápida mas como alguém diz "difícil não é chegar ao topo, difícil é manter-se lá"!


www.holmesplace.pt

1 comentário:

  1. ola td bem olha tenho uma duvida o que e uma entrevista interactiva feita no holmes place?

    ResponderEliminar